Dentro de uma esfera de liderança se
encontra vários obstáculos que dificultam a aproximação entre líderes e
liderados. A causa mais comum é a falta de confiança, mas pode-se afirmar que é
um circulo vicioso, pois assim como a desconfiança provoca o afastamento, o
afastamento também provoca desconfiança.
Os líderes, em sua maioria, chegam ao posto por serem ou estarem disponível, mas nem sempre preparado.
Esta preparação acaba se postergando pelas dificuldades encontradas ou por
resultados medianos obtidos na execução de suas atribuições, esquecendo-se que
a principal meta de um líder é o seu liderado e não somente os resultados que
ele possa gerar. As satisfações obtidas
por resultados medianos acabam por estacionar o interesse do líder. Logo que se
apresentam desafios mais exigentes, as cobranças surgem de forma repentina e exacerbada
gerando um desconfortante resultado de indiferença e desconfiança por parte dos
liderados. Esta situação deixa clara a despreparação do líder e só aumenta a
distancia entre um e outro.
Para transpor estas barreiras o líder
deve estar em constante contato com seus liderados, buscando entender a todo o
momento as necessidades que cada um individualmente apresenta.
O contato frequente com as pessoas que
estão sob liderança faz com que o líder veja as situações enfrentadas por eles com
mais compaixão e também conhecer o limite e os alcances de seus liderados. Ver as coisas pela ótica das pessoas faz toda
diferença na hora de delegar tarefas e funções, aumenta a sensibilidade e
redimensiona as cobranças. Muitas coisas não precisariam ser explicadas ou
reparadas se o líder apenas tivesse o entendimento da capacidade físico-emocional
dos seus liderados. Os líderes necessitam ter em mente que somente liderar por
ser um líder nomeado não é suficiente para alcançar respeito e credibilidade, e
que o relacionamento é o ponto inicial de uma jornada feita com seus liderados,
e para essa caminhada dar certo, o nível de comprometimento, não só com a
função e a instituição, mas também com as pessoas deve aumentar a cada passo.
"Segundo John C.
Maxwell, “as pessoas não se importam muito com o que o líder sabe ou fala: elas
julgam pelo modo que se age”.(Maxwell, Surpreenda-se com seu potencial, 2008)"
A ação do líder determina o nível de
comprometimento que ele tem com as pessoas, se o que ele ensina condiz com sua
vida, por mais simples seja que esse líder, será mais aceito por suas ações do
que por suas palavras. As palavras causam admiração momentânea, mas as ações
fazem pontes. Haverá benefício mútuo com
a aproximação, e também desafios de compatibilidades que devem ser gerenciados
com muita equidade e amor. Daí nasce à
oportunidade do líder em demonstrar caráter e determinação que farão com que as
pessoas lideradas o vejam como referencial, diminuindo a indiferença e
aumentando a confiança a cada dia.
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